NOTÍCIAS
Data: 11/11/2014
Título: Relatrio do Google diz que 45% dos golpes de phishing so bem-sucedidos.

Notícia:

O Google publicou um relatório revelando que 45% dos golpes de phishing feitos manualmente são bem-sucedidos. Realizado em parceria com a Universidade da Califórnia, Estados Unidos, o estudo desconsidera as tentativas automáticas de roubo de dados, feitas por softwares -razão pela qual o percentual de êxito é alto. Ainda assim, o índice preocupa especialistas, principalmente porque esse tipo de ataque é difícil de ser combatido.
 
A pesquisa analisou incidentes ocorridos entre 2011 e 2014, verificando que 35% das invasões são em e-mails, seguido por contas de banco (21%), lojas de aplicativos (16%) e redes sociais (14%). Os hackers, aparentemente, estão baseados sobretudo na China, Costa do Marfim, Malásia, Nigéria e África do Sul, e agem rápido. Trinta minutos são suficientes para tentar invadir 20% das contas às quais têm acesso. Uma vez invadido o perfil, o criminoso leva, em média, três minutos para identificar se os dados são relevantes.
 
A maioria dos invasores lançam mão de golpes semi-personalizados, como quando enganam os contatos da vítima para transferência de dinheiro. Esse nível de customização é um dos fatores que tornam o phishing manual tão efetivo, embora ele ainda seja raro - em média, são registrados nove casos de invasões a cada um milhão de usuários ativos por dia. Por outro lado, o perfil das vítimas é pouco conhecido, e o que se sabe é que, mesmo usuários avançados, com e-mails de universidades, caem no golpe.
 
Como mostrar sites seguros no Google Chrome? Veja no Fórum do TechTudo.
 

O método de prevenção a ataques que se mostrou mais efetivo foi a confirmação em duas etapas via SMS – 81% das pessoas que forneceram o número de celular recuperaram sua conta. Em seguida, vem o e-mail secundário, cuja taxa de eficiência foi de 75%. As perguntas secretas e outros mecanismos de avaliação manual fizeram com que o índice de segurança baixasse para 14%. 


Fonte: http://www.techtudo.com.br/                Voltar
 
Copyright © 2009 - AFP Web Política de Privacidade | Termos de Uso